Os empréstimos governamentais para habitação ajudam a reduzir os custos dos financiamentos, permitindo que mais pessoas consigam comprar uma casa própria.
Há três agências governamentais que oferecem empréstimos nos Estados Unidos: FHA, VA e RHS. O FHA (Federal Housing Administration), o que corresponde ao Departamento de Habitação Federal possui um programa de financiamento que assegura os empréstimos habitacionais. Apenas os credores que foram aprovados podem oferecer esses empréstimos e o imóvel deve satisfazer os requisitos básicos para que o crédito seja autorizado. Como as exigências da FHA para a concessão de empréstimos são menores quando comparadas às dos empréstimos tradicionais, mais pessoas podem conseguir adquirir residência, por isso, pode ser uma opção interessante.
Obter um empréstimo para comprar uma residência pode ser mais caro do que as prestações mensais, pois, quando o contrato é assinado, o processo de legalização envolverá pessoas e eventos. Assim, os custos finais associados à compra são todas as despesas associadas ao trabalho das pessoas envolvidas no processo, impostos e seguros que devem ser pagos quando o empréstimo é fechado.
A quantia necessária para cobrir os custos de fechamento varia bastante de acordo com a região. Por exemplo, em em uma área com elevada tributação, obviamente a legalização será mais cara. Além disso, os corretores, os mutuantes e os advogados também cobram valores diferentes, variando de acordo com o mercado em que estão inseridos. Normalmente, são desembolsados de 3 a 6% do valor total do empréstimo para pagar os gastos legais.
Existem muitas tarifas envolvidas na manutenção de imóveis, mas isso deve ser visto caso a caso, pois um comprados pode persuadir o credor a diminuí-las ou até não cobrar algumas delas. O comprador também pode tentar negociar com o vendedor do imóvel para que ele se responsabilize por alguns custos da legalização.
As taxas dos serviços envolvidos no fechamento do empréstimo abrangem o custo do empréstimo, os encargos da transferência de propriedade e os impostos pagos aos governos estadual e local. Os encargos de manutenção variam de acordo com o tipo de residência, sendo necessário avaliar caso a caso, mas basicamente os custos gerais incluem impostos prediais e juros hipotecários.