Ao pensar em comprar um imóvel deve-se decidir alguns detalhes como forma de pagamento (à vista ou financiado) e se comprará o imóvel pronto ou ainda na planta. No caso de optar pelo imóvel na planta, qual o melhor momento para realizar a transação? Em qual estágio da construção? Acompanhe algumas informações adicionais sobre o tema abaixo para melhor decisão.
Adquirir um imóvel ainda na planta possui algumas vantagens em relação ao imóvel já pronto, o principal deles é o comprador dispor de mais tempo para planejar sua mudança e realizar inclusive algumas mudanças de acordo com o novo hábito de vida que irá obter morando na nova casa. O tempo de entrega do imóvel até ficar pronto tem o diferencial de proporcionar esse planejamento sem pressa. Outra vantagem muito importante é a valorização do imóvel. Quando comparado a um usado, o imóvel na planta vale 20% a mais, ou seja, é um ótimo investimento para negócios.
Uma outra vantagem é a economia com reparos, reforma e manutenção da casa, pois, como tudo é novo, dificilmente irá gastar dinheiro com infra-estrutura. Os novos imóveis em condomínios também contam com inúmeros espaços de lazer, ideal para quem deseja mais conforto no novo imóvel. O pagamento também costuma ser um atrativo, pois a maioria das construtoras cobra 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves e o restante financiado ou à vista.
A melhor hora para investir em um imóvel na planta é na fase de obras. O projeto deve estar todo definido para que você possa ter uma ideia real do que haverá na casa/apartamento que irá adquirir, bem como no condomínio, como academia, espaço gourmet, área de convivência, piscina, quadras e outros atrativos. Porém, o ideal é que não esteja completamente planejado para que você possa realizar alterações. Portanto, a fase de início das obras é ideal, pois você pode decorar da maneira como deseja, escolher mobília e inclusive cotar materiais mais acessíveis e que sejam da sua preferência. Apenas tenha em mente que, em alguns casos, pode haver um atraso na entrega pela construtora, portanto, paciência é a palavra-chave.