Você provavelmente já ouviu falar em real estate, mas não sabe bem o que significa. Bom, para sanar sua curiosidade entenda que real estate é um termo utilizado para tratar de um investimento alternativo. Isso quer dizer que trata-se de um investimento com menos liquidez, menos informações disponíveis, menos transferência, maior custo de monitoramento e dados de risco, além de retorno mais limitado.
A melhor definição de Real Estate definida pela USP setor dos produtos e empreendimentos imobiliários ou com base imobiliária. Muitas pessoas vêm se interessando pelo real estate pelo alto potencial de diversificação e retornos maiores quando inclusos em portfólios de investimentos tradicionais.
O “Real estate” vem do inglês e significa ao pé da letra “propriedade real”. O termo faz referência a uma propriedade, bem físico tangível. Levando mais a fundo, percebe-se que essa expressão é bastante ampla e utilizada para se referir a qualquer tramitação e bens imobiliários. De forma geral, existem várias maneiras de atuar no setor de real estate. A mais conhecida delas é a venda ou locação de propriedades para indivíduos, empresas ou indústrias.
Existem duas formas de ganhar dinheiro nesse mercado: venda e renda. A pessoa envolvida nesse trabalho pode tanto ganhar com alugueis, taxas, pedágios cobrados por quem usa, como também faturar com a exploração da propriedade chamadas de empreendimento de base imobiliária como shoppings, hotéis, usinas, prédios comerciais, etc.
Os profissionais que atuam nesse segmento geralmente vêm de cursos de economia, engenharia e matemática, pois exige-se um entendimento financeiro amplo e uma boa habilidade com números, além de uma boa comunicação.
No dia a dia os profissionais da área atuam analisando oportunidades de investimentos e fazem projeções financeiras, observando retorno de investimentos, fazendo estudo de riscos variáveis, estimando impactos nos negócios e assuntos relacionados ao mercado imobiliário. Profissionais dessa área vêm sendo cada vez mais exigidos principalmente no mercado exterior, onde a categoria já é reconhecida, diferente do Brasil.