A maioria dos brasileiros não sente firmeza atualmente em realizar investimentos no Brasil onde a conjuntura econômica é incerta e instável, por isso, eles voltaram seus olhares para o mercado americano mais uma vez que apresenta um mercado imobiliário mais confiável.
Com a facilidade dos créditos dos bancos é possível adquirir um imóvel com facilidade em terreno americano, livre de burocracias e obter lucros interessantes com os alugueis de temporada – que sempre têm muita procura de estrangeiros. Com isso, o investidor consegue pagar as prestações da casa e ainda usufruir do dinheiro restante para outros interesses e gastos. O objetivo desse investimento em Miami é estabelecer uma fonte de renda em dólares. Esse investimento se deve ao fato de serem disponibilizadas novas opções para ajudar os investidores a se protegerem do risco cambial e aproveitarem as condições de mercado melhores do que as domésticas.
Pesquisas no setor imobiliário mostram que com a crise econômica e o alto índice de desemprego que atingiu o Brasil o aluguel foi reduzido em 5,2 % no último ano, enquanto que no segundo semestre do ano os alugueis se tornaram mais estáveis. No Brasil, a queda dos alugueis junto da inflação de 9% resultou em uma taxa de retorno de 4,4%, o que é uma baixa histórica segundo dados da Fipe (Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas). No país é alto o índice de inadimplência e de negociação para baixar preços.
Na Flórida acontece o oposto, pois a demanda por apartamentos foi impulsionada nos últimos anos devido aos donos antigos de residências que perderam propriedades com a bolha imobiliária que estourou há alguns anos e pela alta procura de jovens no aluguel de imóveis. Desde então, os proprietários vêm criando preços mais acessíveis para o mercado. O perfil do brasileiro mudou um pouco de lá pra cá, pois ao invés de comprarem condomínios e segundas residências, alguns brasileiros estão investindo em gestão de propriedades.