
Na verdade, há menos diferença entre comprar um imóvel em condomínio ou comprar uma casa do que as pessoas pensam. Os custos com a associação dos proprietários podem ser tão altos - ou até mais elevados – do que as associações de condomínios. Eles também podem ser tão restritivos sobre o que você pode fazer para fora de sua casa ou com seu quintal.
A diferença de uma perspectiva de investimento vem do que você realmente possui e do que você não faz. Quando você compra uma casa, normalmente possui tudo, incluindo a terra embaixo da sua casa e ao redor dela. Você possui o telhado, a calçada e, em alguns lugares, você pode até mesmo possuir a calçada em frente à sua casa! O mesmo não pode ser dito para um condomínio.
Quando você possui um condomínio, você possui as paredes internas, o que está ligado a eles e seus pisos. Você não possui as paredes externas, e as paredes compartilhadas terão suas próprias regras com base nas diretrizes da associação de condomínio. Quando você compra uma casa, você compra um seguro para essa casa. Você paga por tudo isso.
Quando você compra um condomínio, a associação de condomínio pode pagar seu seguro de telhado, por exemplo. Às vezes, as despesas fora do orçamento são menores com um condomínio do que com uma casa com um valor similar. Pense na compra de uma casa como uma compra absolutamente completa, sem nada compartilhado. Ainda que a associação de proprietários mantenha as áreas externas, como jardins, lotes de estacionamento, calçadas e áreas comunitárias, o proprietário possui a sua propriedade e terra.