
Durante uma transação imobiliária, talvez a etapa de fechamento do processo seja a mais determinante de todas. Esse fechamento, portanto, é a conclusão da transação entre comprador e vendedor na qual ambos assinam o contrato de venda e compra.
Assim, o comprador passa a ser o novo proprietário do imóvel e o vendedor recebe o valor ajustado na tratativa da venda da propriedade. Neste post, você verá como isso funciona na Flórida. Acompanhe!
Esse processo também é conhecido como fechamento de hipoteca ou liquidação. É, portanto, a última etapa de qualquer operação imobiliária. O processo é concluído entre 4 e 8 semanas depois que as partes chegam a um acordo.
Assim sendo, quando finalmente chega o dia do fechamento, as partes já estão aptas a assinar o contrato que pode liquidar oficialmente a transação imobiliária. E, uma vez concluída com sucesso, o vendedor recebe o dinheiro e o comprador, as chaves de seu novo imóvel.
Trata-se de uma etapa que precisa ser levada muito a sério pelas partes envolvidas. Muitas vezes, compradores novatos se sentem intimidados, principalmente quando se veem diante da quantidade de papéis que devem ser assinados.
Por isso, é fundamental garantir a organização e conclusão de todos os elementos exigidos no trâmite. Se um deles estiver fora do lugar, toda a transação pode ser afetada e isso implica em adiamento e até cancelamento, de acordo com a situação apresentada.

As pessoas envolvidas nesse processo normalmente são o agente imobiliário do comprador, representantes da empresa de custódia e do título, algum representante da companhia de seguros do título, além dos advogados que representam as partes interessadas.
Se a transação envolver alguma espécie de hipoteca/financiamento, provavelmente um representante do credor estará presente no fechamento do contrato.
É importante frisar que vendedor e comprador não são obrigados a comparecer ao fechamento no mesmo dia e hora, caso não queiram, entretanto, se desejarem comparecer frente a frente é facultativo.
Reconhecimento do processo e análise das informações
A maioria das transações na Flórida envolvem uma hipoteca. Por isso, o primeiro passo geralmente consiste no envio pelo credor dos fundos para a empresa de fechamento. Dessa forma, depois de devidamente preenchida e assinada toda a documentação, tais fundos são enviados ao comprador. Nesse ponto, as partes devem enviar seus respectivos documentos de identidade para verificação a fim de confirmar se as partes são realmente quem se identificam.
Na sequência, um especialista jurídico da empresa responsável pelo fechamento analisará a documentação juntamente com o vendedor e o comprador. Nessa fase, todas as perguntas podem ser respondidas, com os detalhes específicos esclarecidos antes de dar continuidade à transação.
Arquivamento e assinatura dos documentos
Depois que todos os interessados reconhecem seus deveres na transação, assina-se a papelada. Ainda que essa parte do processo pareça muito exigente, ela é fundamental para garantir que toda a documentação seja arquivada e assinada.
Se houver hipoteca incluída, mais informações serão fornecidas por um agente de crédito, que esclarecerá todas as dúvidas eventualmente existentes sobre o financiamento, como prazo de empréstimo, datas de vencimento e outras.
Assim, com toda a documentação devidamente preenchida e assinada, passa-se à autenticação em cartório.

Finalização dos processos
Quando chega essa etapa, é importante ter a pesquisa de títulos devidamente atualizada de forma a prevenir defeitos de títulos não percebidos até então, além de novas possíveis falhas. Trata-se de uma abordagem relevante para assegurar que todas as informações ligadas ao empréstimo hipotecário ainda sejam as mesmas.
Essas medidas são essenciais, já que se alguma informação não descoberta a respeito do título for encontrada nesse momento, o processo de fechamento sofre atrasos.
Portanto, ao concluir essa fase, chega a hora da distribuição dos fundos de garantia. Assim, a conta de garantia libera o conteúdo apenas após a assinatura da documentação exigida e a análise de todos os detalhes. Enquanto isso, o comprador recebe as chaves de seu novo imóvel e as partes recebem os documentos pertinentes. Com isso, o processo de fechamento já pode ser concluído.