
Quem está pensando em colocar um imóvel à venda, normalmente se prepara para as futuras visitas de interessados em comprá-lo. Esse processo, portanto, envolve uma série de providências a fim de deixar a propriedade atrativa para as pessoas, afinal, quanto mais bem-cuidado, mais chances você terá de fechar um bom negócio.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a se organizar melhor durante essa tarefa de preparar um imóvel para a venda da melhor forma. Fique com a gente e confira!
Qualquer imóvel, seja novo ou antigo, passa má impressão quando os acabamentos são de má qualidade. Isso pode acontecer devido ao material desgastado com o uso ou pela procedência ruim. Assim sendo, pelo fato de todo cômodo ter algum tipo de acabamento, é importante tomar conta desses detalhes e repará-los antes de colocar a casa à venda.
Dessa forma, se você notar que os revestimentos em azulejos ou a pintura aparentam desgaste ou sujeira, substitua-os antes de mostrar aos interessados.
Nada como um imóvel bem limpo, organizado e receptivo em qualquer situação, não? E, quando o assunto é colocá-lo à venda, isso certamente será uma ferramenta poderosa na hora de receber uma visita interessada em comprá-lo.
No entanto, procure usar produtos adequados para assegurar que, tanto as superfícies quanto os cantos mais escondidos, como rodapés, cantos de teto e áreas entre os móveis fiquem completamente higienizados e sem odores.

A parte estrutural dos imóveis é extremamente importante e quando você precisa se ocupar com benfeitorias ou reformas, é fundamental analisar os prós e contras de um possível investimento antes de fechar o negócio. Sendo assim, verifique se será necessário mexer na estrutura elétrica e hidráulica do imóvel, ainda mais se ele for antigo. Grandes reparos podem custar mais dinheiro e tempo.
O mesmo raciocínio é válido para os investimentos feitos em iluminação e decoração, que não devem ficar com um aspecto muito personalizado. Os gostos diferem de pessoa para pessoa e quanto mais neutro ficar o local, melhor será para vendê-lo.
As paredes, por exemplo, podem ser pintadas com cores claras e bem neutras e suas texturas niveladas para que fiquem lisas, dando aos cômodos uma sensação de amplitude e claridade.
Ao se concentrar muito nos aspectos internos dos imóveis, muitos proprietários correm o risco de deixar de dar uma repaginada no jardim, no entorno e no quintal da casa. Em residências térreas, diferentemente de apartamentos, é preciso fazer uma manutenção constante, com reparos em plantas, gramados, limpeza de entulhos e outros cuidados.
Caso o terreno seja grande, a contratação de pessoal especializado nesse tipo de reparo pode ser muito mais proveitosa, já que o serviço tende a ficar mais profissional. Com isso, o seu imóvel fica ainda mais atrativo e valorizado.

Quando estiver preparando a casa para a venda, se ela ainda estiver ocupada, convém manter guardados os pertences mais pessoais, como objetos relativos a religião, esportes, fotos de família ou outro tipo de item que possa chamar muita atenção.
Elementos desse tipo evocam emoções fortes e intimistas, que podem marcar muito o ambiente em que estiverem expostos, mesmo sabendo que serão retirados posteriormente. São detalhes que podem até dar causa à desistência do negócio.
Uma boa estratégia, também, é procurar reduzir a quantidade de mobílias nos ambientes para facilitar a visualização dos espaços e gerar mais amplitude. Os excedentes podem ser acomodados em um depósito alugado, casa de familiares ou amigos ou, quem sabe, até no seu novo imóvel, caso já tenha providenciado.
Mesmo com uma boa limpeza e decoração impecável, o encanto do local pode ser quebrado caso os visitantes percebam falhas nos sistemas, como interruptores de lâmpadas e esquadrias de janelas. Evite constrangimentos e desistências de potenciais compradores fazendo testes com antecedência.
Sendo assim, além dos detalhes acima citados, verifique a rede hidráulica e deixe as torneiras, registros e descargas da casa em ordem. Finalmente, confira todas as janelas, portas, fechaduras e suas ligações flexíveis para se certificar de que nada está travando ou emperrado.
Conforme se vê, para repassar um imóvel para frente e conseguir um bom valor em troca, é preciso se esforçar para que ele esteja praticamente novo, afinal, ninguém gosta de se mudar para um local desgastado, sujo e cheio de problemas, não é mesmo?