Adquirir um imóvel nos EUA pode ser um sonho antigo de muitos brasileiros. Você sabia que esse sonho pode estar próximo de se tornar realidade? Pelo menos quando se trata de Estados Unidos adquirir imóveis no exterior a preços acessíveis é uma ótima oportunidade de negócios. Sabe-se que atualmente a maioria dos brasileiros vêm adquirindo imóveis em Miami e Orlando na Flórida, de acordo com uma pesquisa realizada com base na quantidade de acessos a sites de imóveis. Os brasileiros que procuram um imóvel nos EUA tem objetivos em comum: privacidade, segurança, conforto, arquitetura moderna, serviços de resorts e preços atrativos.
O fato do mercado imobiliário estar propício para investimento de estrangeiros pode ser explicado pelo boom imobiliário que acometeu os EUA há alguns anos. O problema começou em 2001 após o atentado de 11 de Setembro, em que a crise nas empresas de tecnologias levou a redução de juros que visavam estimular o crédito e o consumo. Neste cenário propício os bancos captaram grande volume de dinheiro a juros baixo, ofereceram financiamentos imobiliários, passaram a revender a outros bancos, etc. Até aí tudo bem. Mas, a crise veio quando os bancos começaram a emprestar financiamento para clientes com alto risco de inadimplência.
Obviamente que, com mais compradores disponíveis e interessados no mercado os preços dos imóveis começaram a subir na lógica de demanda e procura. Aos primeiros sinais de inadimplência, os bancos interromperam o crédito aos investidores e com isso a bolha imobiliária estourou. Com isso, muitos americanos perderam o benefício do financiamento e, com isso, o mercado imobiliário ficou saturado de imóveis para serem adquiridos a preços razoáveis, uma vez que os preços despencaram com a crise.
No período de 2007 a 2008 foi o ano mais efervescente de aquisição de um imóvel dos EUA por estrangeiros, mas a hora ainda é boa para adquirir imóveis, pois o país ainda vive resquícios da crise, fazendo com que o comprador estrangeiro possa obter ganhos a curto prazo se agir rápido. O estímulo é adquirir um imóvel próprio para locação e, assim poder viver de renda, ou usufruir de uma aquisição luxuosa como destino de férias ou até mesmo residência fixa, por que não? Tudo é válido na terra do Tio Sam.