Os problemas econômicos na Europa e na Ásia fizeram com que, as taxas de hipoteca mergulhassem em uma queda nos últimos 20 meses. A queda contínua nas taxas de hipoteca é, na verdade, muito interessante para quem deseja investir na compra de casas. O mercado imobiliário tem ganhado fôlego nos últimos anos e vem tentando se recuperar, apesar de, muitos dos compradores não ter poupança suficiente nem histórico de crédito necessário para adquirir imóveis de luxo ou outros próprios, fazendo com que permaneçam em imóveis alugados ou nas casas já existentes, sem buscar por um novo modelo de vida. Os preços dos imóveis, bem como os rendimentos estagnados durante a crise fizeram com que o cenário não fosse o mais propício para investimento por um bom tempo.
A renda dos americanos ainda não se recuperou completamente desde 2007 com o ajuste da inflação. Ao mesmo tempo, os preços das casas subiram e os credores têm mantido medidas rígidas para a obtenção de empréstimos de hipoteca. Entretanto, as taxas, que são consideradas benefícios pelos compradores de imóveis e refinanciadores de hipoteca, tiveram indicadores positivos na economia doméstica, como o aumento da confiança dos compradores e também o aumento da renda. Assim sendo, mesmo com o dólar alto, comprar imóveis na Flórida ainda é mais barato do que comprar imóveis com boas localizações em muitos estados do Brasil, principalmente as capitais e grandes metrópoles. Com o aumento dos preços e valorização das casas e apartamentos em regiões litorâneas do Brasil, muitos compradores começaram a pensar se não seria mais viável realizar uma compra em Miami ou Orlando na Flórida a preços equivalentes ou até mesmo mais interessantes do que em território brasileiro.
Com o preço mais em conta por metro quadrado em Miami, muitos compradores brasileiros e até mesmo norte-americanos buscam por imóveis de luxo que possam satisfazer suas necessidades, como casas de veraneios e apartamentos para férias. Com o interesse sempre crescente, o mercado imobiliário na Flórida está constantemente aquecido com novas ofertas e empreendimentos que são lançados a todo momento. Imóveis mais baratos, facilidades de financiamento, qualidade de vida e baixos índices de violência são os principais atrativos que levam os brasileiros a investir no mercado imobiliário nos Estados Unidos. Uma pesquisa mostrou que 14% das vendas de imóveis nos Estados Unidos foram para brasileiros em 2013, geralmente executivos, casados, com idade entre 30 e 40 anos, mas a tendência é ampliar o perfil do consumidor.
Realizar investimentos em imóveis nos Estados Unidos é um assunto que atrai a atenção de muito brasileiros de uma forma geral. Uma pesquisa realizada pelo Business Insider destacou que os maiores investidores latino-americanos procuram seus imóveis nos Estados Unidos, especialmente Miami e New York. Apesar dos problemas econômicos que os Estados Unidos enfrentou nos últimos anos, sabe-se que o mercado no Sul da Florida se recuperou completamente da crise de 2008, e os preços estão de volta em ascensão. Para ajudar esse cenário houve investimento no sul da Flórida nos últimos anos e, tudo indica que isso será convertido em aumento de oferta para os próximos anos, o que gera boas expectativas para os compradores em potencial.